sexta-feira, 21 de maio de 2010


Sem surpresa

A possibilidade de Hugo Viana regressar ao Sporting não constitui nenhuma surpresa, e a meu ver é uma excelente opção, por diversas razões, não concordando com os arautos da desgraça que acham que o Sporting está sempre a cometer os mesmos erros, que ele deveria ter vindo a época passada, que agora não faz sentido.

Primeiro, acho que a sua passagem pelo Braga, atendendo à época realizada pelo clube, teve um efeito muito positivo na sua motivação pessoal, algo que seria dúbio caso tivesse vestido de verde e branco na época que passou. Além disso, como continua a pertencer ao Valência, a sua valorização não foi excessiva pois, apesar de tudo, o Braga ainda não é um clube que tenha a projecção mediática que optimize a valorização dos seus jogadores.

Além disso, Hugo Viana, com 27 anos, poderá estar no pico da sua carreira, aliando maturidade com frescura física, sendo ainda um perfeito conhecedor da filosofia do Sporting, tendo tido sempre um comportamento digno nas suas passagens pelo clube.

Por fim, é português, o que me orgulha e deve orgulhar todos os apoiantes do Sporting Clube de Portugal. É que apesar de todas as coisas más que sucederam na época passada, tive orgulho em constatar que, por diversas vezes, o Sporting actuou com 9/10 portugueses no seu onze titular, ao contrário dos rivais mais directos, em que mais pareciam equipas da Copa dos Libertadores.

Já sei... sou utópico, uma vez mais. Talvez, mas acho que a afirmação destas "pequenas" diferenças pode ser importante na diferenciação positiva do nosso clube perante os outros e acho que os dirigentes deveriam, em termos públicos, afirmar isso de forma mais convicta. Não se trata de qualquer xenofobia ou algo do género, mas sim uma questão de responsabilidade de um dos maiores clubes perante o seu próprio país e suas gentes.

Aliás, em minha opinião, a política de contratação do Sporting deveria centrar-se em jogadores portugueses, se possível seleccionáveis, como por exemplo Duda, Danny, Hugo Almeida, entre outros, os quais não me parecem excessivamente caros mas que poderiam ser uma excelente mais-valia para o Sporting, até pela experiência internacional que possuem, complementada por 2/3 jogadores da formação por época e não mais que 3 estrangeiros, esses sim de qualidade inquestionável, ainda com margem de progressão, capazes de gerar mais-valias para o clube.

Portanto, Hugo Viana, da minha parte, estás aprovado!


Sem comentários:

Enviar um comentário