segunda-feira, 28 de junho de 2010


Números

O nosso amigo Sousa Cintra, do blog "O Cacifo do Paulinho", elaborou este post no qual alerta para a descida brutal do número de sócios do SCP.

Da análise dos números que ele colocou, consegui ainda retirar mais uma evidência: O Sporting, num ano, fez 4 mil novos sócios. É fácil fazer as contas. O Sousa Cintra fez-se sócio há um ano e agora é o 79 mil e tal. Eu fiz-me sócio há uma semana e sou o 83 mil e tal. Assumindo que os sócios que se inscreveram há um ano ainda não desistiram, o que me parece razoável, então é fácil perceber que o Sporting, desde Junho 2009 a Junho 2010 angariou 4 mil novos sócios.

Agora a pergunta sacramental: então e isso é bom ou mau?

Vamos lá ver. Se a renumeração dos sócios é feita de cinco em cinco anos, significa que em 5 anos perdemos 18 mil sócios, o que dá 3.600 sócios por ano.

Por outro lado constata-se que ganhamos no último ano, o qual não correu propriamente bem em termos desportivos, 4 mil novos sócios.

Ou seja, em termos globais, temos um superavit anual de 400 sócios, e não um défice!

E agora? Antes de mais, acho que, atendendo á época desportiva que passou, um superavit de 400 é bastante razoável.

Depois, estes números evidenciam que o Sporting está longe de acabar e que a sua base de apoio continua bem viva. Reparem que se continuarmos a ter 4 mil novos sócios por ano, daqui a 5 anos, antes da nova renumeração teremos novamente mais de 100 mil sócios.

Mas mais importante ainda, é constatar que existe muita margem de progressão neste campo. De facto 4 mil sócios por ano, dá apenas cerca de 77 novos sócios por semana. Estou certo que conseguimos mais e isso faz-se com a reaproximação aos sócios, com a reabilitação de modalidades entretanto extintas e com uma equipa de futebol atractiva.

Acho que as últimas duas, com o novo pavilhão e com a preparação que tem sido feita ao nível do plantel, estão bem encaminhadas. Falta agora reestabelecer a ligação afectiva com o mundo sportinguista. Estamos carentes de vitórias mas também de paixão pelo nosso clube. Sangue, suor e lágrimas. Esforço, dedicação, devoção e glória. Eis o Sporting! É preciso os dirigentes voltarem ao terreno. De Norte a Sul, os sportinguistas querem sentir um novo Sporting! Mas sobretudo, criem rápido o Canal Sporting! Tal como defendi aqui, estou certo que seria um elemento fundamental para reforçarmos o nosso estatuto de grande clube e invertermos de vez este pessimismo crónico que está instalado na mente de muitos sportinguistas.

Nós somos muito grandes! É preciso voltar a mostrar isso ao país! Viva o Sporting!


Sem comentários:

Enviar um comentário