segunda-feira, 14 de junho de 2010


O elogio da pequenez

Extra futebol profissional o nosso clube continua a mostrar que está bem vivo. No Futsal apesar do empate de ontem da final por parte dos lampiões, o Sporting mostrou que pode (e vai!) vencer o Benfas (e a sua arrogância) em qualquer campo.

Uma palavra para os adeptos adversários que há alguns anos atrás menosprezavam totalmente esta modalidade (como os tripas continuam a fazê-lo, aliás) e agora acham-se os maiores do mundo, dando asas à arrogância típica das suas cores, motivada pelos títulos recentes, sempre efémeros, esquecendo a agonia recentemente passada.

Mas enfim, são assim os pobres de espírito que aproveitam logo a primeira oportunidade para tentar espezinhar os adversários. Por eles, sem sombra de dúvida, o país perfeito seria um país em que cada criança nasceria já benfiquista e que o registo civil seria acompanhado do devido acto de registo como associado, cumprindo o estipulado na lei da República.

Aliás este é o país que nos tentam vender todos os dias, das mais diversas formas, com os tais 6 milhões de adeptos, que eu não tenho dúvidas que sejam verdadeiros atendendo ao país de merda que temos. É uma evidência! Reparem que sendo eles a maioria absolutíssima dos portugueses são eles os responsáveis pelo que se passa e passou neste país, entre outras, pela ditadura que existiu, pela guerra colonial, pelos (des)governantes que se seguiram, pela iliteracia que nos caracteriza, pela pouca produtividade, pela falta de educação e valores, pela desigualdade na distribuição do rendimento, pela descida constante no ranking dos países desenvolvidos, enfim.... tantas outras coisas.

Muitas vezes procuramos encontrar as razões estruturais que justifiquem o atraso português. Muitos economistas desenham mil e uma hipóteses, mas afinal a causa está à vista de todos, o "glorioso" SLB é o espelho mais fiel da pobreza franciscana que se vive neste país. Repare-se ainda que a melhor coisa que temos neste país não depende dos lampiões, que é o clima e as nossas potencialidades turísticas que foram sendo produzidas aos longos dos séculos pelos governantes anteriores ao século XX. Não pode ser coincidência!

Mudando as agulhas, no Atletismo o Sporting voltou a sagrar-se campeão nacional, pela 9ª vez consecutiva, sem espezinhar ninguém. Já no sector feminino fomos vice-campeões, atrás do FC Porto que conquistou o primeiro título da sua história neste sector. Parabéns pelo feito! De facto vencer 9 das 12 provas em que participaram recorrendo exclusivamente a atletas estrangeiras é obra! Os jornais fazem a festa, os adeptos aplaudem mais um título para o Papa e o desporto português... bem, o desporto português... como dizer... pronto, está tudo dito... Viva Portugal!


Sem comentários:

Enviar um comentário