quarta-feira, 3 de novembro de 2010


O Sporting continua a ser popular?

Para quem ganhou apenas 3 campeonatos nos últimos 30 anos acho que até não estamos nada mal.

Mas é uma evidência que fomos ultrapassados pelo FCP em termos de popularidade.

Vejam, por exemplo, o número de fãs no facebook:

Sporting: 97.665 (17,38%)
FCP: 184.503 (32,84%)
SLB: 279.714 (49,78%)

Claro que há enviesamentos, atendendo ao momento desportivo dos clubes e à maior adesão da malta nova a este tipo de instrumentos / iniciativas, mas é um indicador, sobretudo para o futuro, que não deve ser menosprezado.

Se analisarmos as estatísticas web (pageviews diárias) (http://urldogg.com), também aqui estamos em 3º, embora menos afastados do FCP:

sporting.pt: 10.429 (23,44%)
fcporto.pt: 11.862 (26,66%)
slbenfica.pt: 22.196 (49,89%)

A própria alteração na orientação dos jornais desportivos mostra uma mudança do mercado, ou seja nas simpatias clubísticas dos adeptos.

Portanto, meus caros, let’s face it, somos o 3º clube mais popular de Portugal. Fomos ultrapassados pelo FCP. Essas são as más notícias.

As boas notícias é que apesar de um enorme vazio de títulos por comparação com os adversários, cerca de 1/4 dos portugueses continuam a gostar do Sporting. Masoquismo? Orgulho? Herança? Sei lá. Sei é que ainda há muita gente a amar o Sporting e portanto qualquer comparação com Boavista e Belenenses é totalmente descabida e desprovida de senso.

Agora é certo que se nada for feito, este potencial que ainda vale alguns milhões de adeptos vai-se deteriorando. Não há dúvida.

Aqui entra o terceiro e derradeiro ponto. É mais que óbvio que a estratégia anti-benfica falhou redondamente. Reparem que eles mantém o mesmo número de adeptos que sempre alegaram ter, apesar de nos últimos 20 anos também terem sido bastante fraquinhos.

Ou seja, o FCP não ganhou adeptos ao Benfas, ganhou-os sim ao Sporting!!! E nós sempre ao lado deles, achando que o inimigo eram os lammpiões.

Enfim, já escrevi sobre isso aqui.

Não gosto de bater sempre no ceguinho, mas acredito plenamente que enquanto os dirigentes do Sporting continuarem a eleger apenas o Benfas como o alvo a abater vamos continuar a ser enrabadinhos, como meninos, pelo Papa e pelos seus seguidores, que começam a ser muitos, de facto.

De um Sportinguista nortenho, que gosta da sua terra, detesta corruptos e lacaios do regime e aprendeu desde tenra idade a amar verdadeiramente o Sporting Clube de Portugal, e não o Sporting Lisbon.

SL


1 comentário:

  1. Estava a achar muito estranho este discurso até ao último parágrafo onde vi que é cá do Norte. Eu sou benfiquista do Norte tb e estará de acordo comigo que para nós o grande inimigo é o Fócul. Mas lá na capital aquela malta auto-flagela-se em perseguições mútuas. Oxalá o SCP saia desta crise de visão, de orientação, porque o Sporting é um clube enorme e merece outro tipo de gente a comandar o seu destino.

    ResponderEliminar