terça-feira, 27 de julho de 2010


O Bom, o Mau e o Vilão

Nesta história os protagonistas são os três grandes do futebol português. O Sporting, o bom, o Benfas, o mau, e o FCP, o vilão.

Há tempos fui confrontado com um mito que ainda não consegui provar. Disseram-me que o Pintinho, quando foi eleito Presidente do FCP, ano de 1982, teria dito: "Comigo, o Sporting nunca mais volta a ser campeão."

A verdade é que as palavras do "profeita", por obra e graça de (muitos) espíritos santos e afins, tiveram uma consequência prática: desde então o Sporting ficou 18 anos sem ganhar o título e só por duas vezes até aos dias de hoje conseguiu quebrar a profecia.

Coincidências? Não. Não são coincidências e não se trata de nenhuma profecia. Pinto da Costa é certamente um crápula, mas é-o na mesma medida da sua inteligência. Desde cedo percebeu que para se chegar a 1º, quando se é 3º, há que primeiro chegar a 2º. E conseguiu, a reboque de um Sporting que demorou muito a perceber a diferença entre rivais e inimigos.

A fórmula foi simples: Vamos ignorar o Sporting. O nosso inimigo será sempre o SLB. Desta forma, pegando numa rivalidade histórica entre leões e lampiões, fizeram acreditar que as derrotas do SLB eram vitórias do Sporting, fazendo com que os sportinguistas, olhando apenas para a frente, não vissem o rival fugir demasiado. O problema foi não olhar para as costas, onde o "amigo provinciano" se encontrava, cada vez mais perto...

E um dia... Um dia esse "amigo" passou, espezinhou, e agora, senhor do 2º lugar, deliberadamente ignora que existe vida além dos dois primeiros lugares, que um dia foi terceiro, que um dia foi um clube sem palmarés, que um dia a grande rivalidade deste país foi entre leões e lampiões.

Não foi profecia, foi estratégia, e foi vitoriosa. Pinto da Costa sempre odiou o Sporting. Agora menospreza... E nós teimamos em ver no velho rival um inimigo, e no vilão um amigo. Até quando?

Percebo que Costinha, pelo seu passado futebolístico, não possa dizer aos jornais que além de ser do Sporting e anti-benfiquista também é anti-portista. Mas cabe aos outros dirigentes afirmarem claramente essa ruptura com o FCP, assumindo que esse clube não é mais amigo do que o SLB, que são nossos inimigos nas mais diversas frentes e que as suas derrotas serão sempre bem-vindas.

E fazendo contas com a história dizer bem alto, para os jornalistas do regime ouvirem, que o Sr. Pinto da Costa se devia ter reformado mais cedo pois não vai cheirar mais a chicha, o futuro é do Sporting! Contra "profeitas", "profeitas" e meio, carago! Haja coragem! Bibó SPORTING!


Sem comentários:

Enviar um comentário