segunda-feira, 25 de outubro de 2010


NAC? Torsiglieri pois claro!

Ou fui só eu que vi ali um central como deve ser, alto, bom pé esquerdo, simples nos processos, com olhos na frente à espera de libertar a bola jogável para o ataque, sem inventar quando é para cortar, etc, etc.???

E de certeza que não me enganarei muito se disser que com mais confiança é gajo para marcar uns golitos de livre.

Enfim, não será este o André Cruz que os sportinguistas ansiavam?


terça-feira, 19 de outubro de 2010


Donner ou Resende?

Se passar por qualquer um deles acho que ainda vamos a tempo de ser campeões. Caso contrário, tenho muitas dúvidas.

Eu escolheria Alexander Donner. Atendendo ao bom trabalho da formação ao nível do Andebol e tendo em conta que a equipa principal é muito jovem acho que o Donner, enquanto disciplinador táctico e humano, seria o homem ideal.

Mas como os nossos dirigentes gostam muito da malta do FCP provavelmente teremos Carlos Resende a dirigir o Sporting. Apesar da "boca" acho que seria também uma óptima solução.

Uma última palavra para o Paulo Faria. Muitos desconhecerão mas é um grande sportinguista. Tenho pena por isso, mas com frieza tenho que reconhecer que as últimas derrotas foram mal justificadas. Só espero que não esteja a ocorrer nada semelhante à Academia...


sexta-feira, 15 de outubro de 2010


Moita Flores a Presidente

Esta merda está do pior, até já há pancadaria nas AG, mas não vamos ser mais fatalistas do que aquilo que já somos por natureza, o que, infelizmente, é muito.

Vamos mas é criar alternativas e sustentá-las.

As pessoas não querem falar de nomes mas não tenho dúvidas que, mais do que um projecto, precisamos de um bom líder. Com boa liderança os bons projectos impõem-se naturalmente.

E essa é que é a nossa maior crise. É que já ninguém credível acredita que consegue levar este barco a bom porto. Logo, todos fogem…

Temos pois que ser nós a obrigar esse “alguém” a fazê-lo.

Não gostava já de lançar nomes de forma pouco sustentada, mas temo que se não o fizer estarei também a contribuir para o abismo.

Então aí vai. Em meu entender precisamos de alguém que seja político. Político no sentido lato, ou seja alguem que saiba jogar o jogo entre pessoas. Alguém que saiba gerir recursos humanos. Essa é normalmente a característica de um bom político. No Sporting actual não existe isso.

Depois essa pessoa precisa de ser credível e insuspeita. Esses são os valores do Sporting. Por muito que Pinto da Costa seja bem sucedido no FCP, os seus métodos nunca seriam aprovados pelo ADN do sócio sportinguista. Ou seja, não precisamos nem de um PC nem de um LFV.

Por último, precisamos de alguém que AME O CLUBE e que rompa com o passado recente, com a monarquia podre que se instalou no nosso clube. Alguém que definitivamente crie um Sporting 2.0.

Felizmente encontrei uma pessoa que preenche esses requisitos. Muitos me acharão doido, mas o trabalho dele e a sua paixão pelo Sporting falam por si. Está ligado à política mas é INDEPENDENTE. Teve um dos melhores, senão o melhor, resultado eleitoral das últimas eleições autárquicas. É determinado, dinâmico, é reconhecido publicamente e em 2013 assume que estará livre. Acredito que o seu amor pelo Sporting o levará a antecipar essa data.

Chama-se Moita Flores.

Dizem, "O homem tem é jeito para telenovelas, mas o clube já tem tido muitas de há 15 anos para cá…". É verdade, o que até pode ser uma vantagem na análise da situação actual do clube.

Mas tem jeito para outras coisas. Estejam atentos ao seu trabalho.

Além disso conhece os métodos dos mafiosos, o que é sempre um bom instrumento de análise do futebol luso.

Por fim, acho que, vindo também da PJ tal como o Paulo Pereira Cristóvão, a sua credibilidade merecerá um pouco mais do que 10% de confiança por parte dos nossos sócios, ou estarei enganado? Será que valem o mesmo? Não me parece.

Acho sinceramente que é um bom nome e não existem razões evidentes para o excluir de uma solução futura.

O problema é que sendo ele inteligente provavelmente fugirá a sete pés deste monstro que vamos construindo dia a dia.


quarta-feira, 6 de outubro de 2010


Ilustre banana

Ontem assisti, uma vez mais, perplexo, ao baixar de calças do nosso clube ao clube dos corruptos, numa atitude de suposta nobreza que mais não indicia que esta merda está mesmo a cair de podre.

Rui Oliveira e Costa, e muitos outros espalhados por esses canais, são o espelho do pior que existe no Sporting. Eles estão lá apenas para defenderem a sua honra pessoal e cagam de alto para tudo o resto.

Ignorar a questão das escutas é respeitar a forma indigna como o clube dos corruptos ganhou o protagonismo que hoje tem, matéria falada à boca cheia por toda a gente que anda no futebol há dezenas de anos, inclusive por anteriores presidentes do nosso clube.

Que o gajo não queira analisar a fundo, respeitando os tribunais, ok. Mas ignorar completamente, não aproveitando para mandar uma farpa que fosse, é sobretudo um grande desrespeito para toda a massa sportinguista. Aliás se fosse ao contrário ele acha que o Sr. Rui Moreira, ou qualquer outro comentador afecto ao FCP, não aproveitaria para mandar umas bocas? Enfim...

Mas infelizmente não foi só isso. Na análise ao jogo de Guimarães onde manifestamente o treinador do FCP perdeu o tino, o gajo tem uma análise quase desculpabilizante do mesmo. Como se compreende isto? Com uma oportunidade de ouro para criticar um gajo e um clube que sempre quiseram mal ao Sporting, o gajo até se faz de amiguinho deles? Porra! Está mesmo tudo doido!

Que o gajo não suporte o cineasta até percebo, mas que ponha isso à frente dos interesses do Sporting, isso é que não! É que ontem, e isso custa-me imenso, o único defensor da verdade desportiva e que teve coragem de pôr o dedo nas feridas foi, efectivamente, o representante do Benfas.

Ai Sporting, Sporting... quo vadis?